Quais são os tipos de frete?11 min read

Frete FOB

“FOB” significa “Free On Board” em inglês, e é uma expressão utilizada no contexto de transporte e comércio internacional. Quando se refere ao frete, “FOB” indica o ponto em que a responsabilidade pelo custo e risco de transporte de mercadorias é transferida do vendedor para o comprador.

No caso específico de “frete FOB” (ou “FOB shipping point”), o vendedor é responsável por todas as despesas associadas ao transporte das mercadorias até o ponto de origem (o local de embarque), onde a propriedade e o risco são transferidos para o comprador. A partir desse ponto, o comprador assume a responsabilidade pelos custos de transporte, seguro e quaisquer outras despesas associadas ao transporte da carga até o destino final.

Essa prática é comum em transações comerciais internacionais e fornece uma clara divisão de responsabilidades entre o vendedor e o comprador durante o processo de envio de mercadorias.

Frete CIF

“CIF” significa “Cost, Insurance, and Freight” em inglês, e é uma expressão usada no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. O termo CIF indica que o preço acordado inclui não apenas o custo das mercadorias e o frete até o porto de destino, mas também o seguro durante o transporte.

Portanto, em uma transação CIF, o vendedor é responsável por cobrir os custos do transporte marítimo, o seguro das mercadorias durante o transporte e o frete até o porto de destino especificado. Uma vez que as mercadorias chegam ao porto de destino, a responsabilidade pelo risco e pelos custos é transferida do vendedor para o comprador.

É importante ressaltar que o seguro incluído no termo CIF cobre o transporte das mercadorias e fornece proteção contra danos ou perdas durante o percurso. Essa prática é comum em negociações comerciais internacionais, onde é crucial estabelecer claramente as responsabilidades e custos associados ao transporte de mercadorias.

Frete EXW

“EXW” significa “Ex Works” em inglês, e é um termo utilizado no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. Em uma transação EXW, o vendedor é responsável por disponibilizar as mercadorias no seu estabelecimento ou em outro local designado (como fábrica ou armazém), e o comprador assume a responsabilidade por todos os custos e riscos associados ao transporte e à entrega das mercadorias ao destino final.

Mais especificamente, no termo EXW, o vendedor não tem a responsabilidade de organizar o transporte, seguro ou lidar com questões alfandegárias. O comprador é encarregado de organizar o transporte desde o local indicado pelo vendedor até o destino desejado, além de assumir os custos e riscos a partir do momento em que as mercadorias são disponibilizadas no local acordado.

O termo EXW coloca a maior parte das responsabilidades e custos nas mãos do comprador, tornando-se uma opção mais favorável para compradores que desejam ter mais controle sobre o processo logístico e assumir a responsabilidade por todas as etapas do transporte internacional.

Frete CFR

“CFR” significa “Cost and Freight” em inglês e é uma expressão usada no comércio internacional para indicar as condições de venda de mercadorias. Especificamente, CFR refere-se a um termo comercial onde o vendedor é responsável por custos e frete até um porto de destino nomeado.

Na transação CFR, o vendedor é responsável por cobrir os custos de transporte e frete das mercadorias até o porto de destino designado. Isso inclui despesas como transporte, seguro e taxas portuárias até o porto de destino. No entanto, assim que as mercadorias são descarregadas no porto de destino, a responsabilidade pelo risco e custos é transferida do vendedor para o comprador.

É importante observar que o CFR se aplica apenas ao transporte marítimo, uma vez que se refere ao ponto em que as mercadorias são entregues ao custo e ao frete em um navio no porto de origem. Esse termo é comumente utilizado em contratos comerciais e acordos internacionais para estabelecer as obrigações e responsabilidades tanto do vendedor quanto do comprador durante o processo de envio de mercadorias.

Frete CIP

“CIP” significa “Carriage and Insurance Paid To” em inglês, e é um termo utilizado no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. Assim como CIF (Cost, Insurance, and Freight), o termo CIP indica que o preço acordado inclui não apenas o custo das mercadorias e o transporte até o destino, mas também o seguro durante o transporte.

Em uma transação CIP, o vendedor é responsável por cobrir os custos do transporte (carriage) e o seguro das mercadorias durante o transporte até o local de destino especificado. Isso significa que o vendedor é responsável por organizar o transporte e o seguro das mercadorias até o ponto de entrega acordado.

Uma vez que as mercadorias chegam ao local de destino, a responsabilidade pelo risco e pelos custos é transferida do vendedor para o comprador. O comprador assume a responsabilidade a partir do momento em que as mercadorias são entregues ao primeiro transportador no ponto de origem até o local de destino.

Esse termo é comumente utilizado em contratos comerciais internacionais para definir claramente as obrigações e responsabilidades do vendedor e do comprador durante o transporte de mercadorias.

Frete CPT

“CPT” significa “Carriage Paid To” em inglês, e é um termo usado no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. CPT indica que o preço acordado inclui não apenas o custo das mercadorias, mas também os custos associados ao transporte até o destino.

Em uma transação CPT, o vendedor é responsável por organizar e pagar os custos do transporte das mercadorias até o local de destino especificado no contrato. Esses custos podem incluir frete, seguro e outras despesas associadas ao transporte. O vendedor é responsável por entregar as mercadorias ao primeiro transportador no ponto de origem, e a responsabilidade pelo risco e pelos custos é transferida do vendedor para o comprador no momento em que as mercadorias são entregues ao transportador designado.

Uma vez que as mercadorias chegam ao destino, o comprador assume a responsabilidade pelo desembaraço aduaneiro, impostos e quaisquer outros custos associados à entrada das mercadorias no país de destino.

O uso de termos como CPT em contratos comerciais internacionais ajuda a estabelecer claramente as responsabilidades e obrigações do vendedor e do comprador durante o transporte de mercadorias.

Frete DAP

“DAP” significa “Delivered at Place” em inglês e é um termo utilizado no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. No contexto de uma transação DAP, o vendedor é responsável por entregar as mercadorias no local de destino especificado no contrato, assumindo todos os custos e riscos associados até esse ponto.

Em uma transação DAP, o vendedor é responsável por organizar o transporte das mercadorias, pagar o frete, e lidar com todos os custos e riscos até o momento da entrega no local designado. Isso inclui custos de transporte, despesas alfandegárias e impostos, conforme necessário para levar as mercadorias ao destino acordado.

Uma vez que as mercadorias são entregues no local especificado, a responsabilidade é transferida do vendedor para o comprador. O comprador assume então os custos e riscos associados à descarga das mercadorias e à entrada no país de destino.

O uso de termos como DAP em contratos comerciais internacionais ajuda a definir claramente as responsabilidades e obrigações tanto do vendedor quanto do comprador durante o processo de transporte e entrega de mercadorias.

Frete DAT

“DAT” significa “Delivered at Terminal” em inglês e é um termo utilizado no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. No contexto de uma transação DAT, o vendedor é responsável por entregar as mercadorias no terminal (ponto ou instalação) especificado no contrato, assumindo todos os custos e riscos associados até esse ponto.

Em uma transação DAT, o vendedor é responsável por organizar o transporte das mercadorias, pagar o frete, e lidar com todos os custos e riscos até o momento da entrega no terminal acordado. Isso inclui custos de transporte, despesas alfandegárias e impostos, conforme necessário para levar as mercadorias ao terminal designado.

Uma vez que as mercadorias são entregues no terminal especificado, a responsabilidade é transferida do vendedor para o comprador. O comprador assume então os custos e riscos associados à descarga das mercadorias no terminal e a partir desse ponto.

O uso de termos como DAT em contratos comerciais internacionais ajuda a definir claramente as responsabilidades e obrigações tanto do vendedor quanto do comprador durante o processo de transporte e entrega de mercadorias até o terminal acordado.

Frete FAS


“FAS” significa “Free Alongside Ship” em inglês, e é um termo utilizado no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. Em uma transação FAS, o vendedor é responsável por disponibilizar as mercadorias ao lado do navio no porto de embarque designado.

Mais especificamente, no termo FAS, o vendedor assume a responsabilidade por colocar as mercadorias ao longo do cais (ou plataforma) no porto de embarque. O vendedor cobre os custos e riscos associados à entrega das mercadorias até esse ponto. No entanto, a partir do momento em que as mercadorias são colocadas ao lado do navio, a responsabilidade pelos custos e riscos é transferida para o comprador.

O comprador, então, assume a responsabilidade pelo carregamento das mercadorias no navio, bem como por todos os custos associados ao transporte marítimo, seguro, e outras despesas que possam surgir a partir do momento em que as mercadorias estão ao lado do navio.

O termo FAS é usado principalmente em transações de comércio marítimo e ajuda a estabelecer claramente as responsabilidades e obrigações tanto do vendedor quanto do comprador durante o processo de entrega de mercadorias.

Frete FCA


“FCA” significa “Free Carrier” em inglês, e é um termo utilizado no comércio internacional para descrever as condições de venda de mercadorias. Em uma transação FCA, o vendedor é responsável por entregar as mercadorias ao transportador ou a outra pessoa nomeada pelo comprador no local especificado no contrato.

O local de entrega pode ser variável, como o armazém do vendedor, uma doca ou terminal de transporte, ou qualquer outro ponto acordado entre o comprador e o vendedor. O importante é que o vendedor deve entregar as mercadorias ao transportador ou à pessoa indicada pelo comprador no local acordado.

A partir do momento da entrega, a responsabilidade pelos custos e riscos relacionados às mercadorias é transferida do vendedor para o comprador. O comprador assume, então, a responsabilidade pelo transporte subsequente, incluindo o pagamento do frete, seguro, e todas as despesas associadas ao transporte das mercadorias até o destino final.

O termo FCA é frequentemente utilizado em transações comerciais internacionais para estabelecer claramente as responsabilidades e obrigações tanto do vendedor quanto do comprador no que diz respeito ao transporte e entrega das mercadorias.

Frete DDP

Compreendendo o Termo “Delivered Duty Paid” (DDP) no Comércio Internacional

“Delivered Duty Paid” (DDP) é um termo crucial no comércio internacional que define as responsabilidades, riscos e custos associados à entrega de mercadorias do vendedor para o comprador. Esse incoterm, ou contrato padronizado para remessas internacionais, impõe obrigações significativas ao vendedor, tornando-o distinto de outros acordos de entrega.

Num arranjo DDP, o vendedor assume a responsabilidade completa pelo transporte das mercadorias até que alcancem um destino acordado. Isso abrange vários aspectos, como cobrir os custos de transporte, taxas de exportação e importação, seguro e quaisquer outras despesas incorridas durante o processo de envio. O objetivo é garantir que o comprador receba ou tome posse das mercadorias no porto de destino sem ter que arcar com custos ou riscos adicionais.

As principais características do DDP incluem a obrigação do vendedor de organizar todo o transporte e os custos associados, incluindo autorizações de exportação e documentação alfandegária necessárias para chegar ao porto de destino. Isso coloca uma ampla gama de riscos sobre o vendedor, desde encargos de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) até possíveis problemas como suborno e custos de armazenamento se ocorrerem atrasos inesperados.

Uma vantagem significativa do DDP para o comprador reside no fato de o vendedor assumir a maioria da responsabilidade e dos custos associados ao transporte. Isso pode simplificar o processo de compra para o adquirente, pois eles não são sobrecarregados com despesas adicionais ou arranjos logísticos complexos. No entanto, os vendedores precisam ser cautelosos, pois os riscos envolvidos em um acordo DDP são substanciais e requerem uma gestão cuidadosa.

Em conclusão, o “Delivered Duty Paid” é um incoterm abrangente que facilita o comércio internacional ao delinear claramente as responsabilidades do vendedor e do comprador. Compreender as implicações do DDP é crucial para empresas envolvidas no comércio global, pois impacta significativamente os aspectos financeiros e logísticos das transações transfronteiriças.

Nota: vale ressaltar que no Brasil geralmente nao se usa todos esses tipos de frete acima, no comercio interno brasileiro se utiliza com muita frequencia as modalidades de frete FOB e CIF

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